Ads 468x60px

Labels

Sample text

Social Icons

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mediunidade e Vida (trecho do livro Centelha Divina)

(Livro "Centelha Divina", capítulo 27 - página 39 e 40)

Instrumento perispirítico imprescindível e priomordial no exercício das faculdades mediúnicas, o centro cerebral detém consigo importância capital na saúde e equilíbrio do médium.

A mediunidade, produto de um a predisposição biopsíquica, mantém-se como uma função da alma, reequilibrando o organismo e a mente.

É que o médium possui consigo maior dinamismo no centro cerebral, como se o exercício da mediunidade lhe fosse totalmente indispensável para aquietar este centro da sua febriil movimentação.

A mediunidade recondiciona, assim, toda a dinâmica perispirítica, pois capta novas energias e transubstancia, no etéreo fenômeno da sublimação, as energias grosseiras dos centros inferiores.

No transe mediúnico, os dois centros superiores operam em uníssono e realimentam a própria vida, mantendo a vitalidade e o equilíbrio dos diferentes setores da alma, os quais se vêem então supridos em suas carências e aliviados de seus excessos.

O médium necessita da mediunidade, pois sem a sua prática, ele deixa de ter na vida um celeiro energético e um laboratório automático.

Mais do que isto, o centro cerebral do médium vibra acelerado e luminoso, abrindo as comportas da mente na direção da vida transcendente. Mas, se o uso disciplinado não se erguer, dando evasão a este “instinto de vida maior”, o próprio centro cerebral provocará os delírios e as alucinações que passam entáo a lhe compensarem o ritmo, doentiamente.

E o médium ocioso, por mais que se delicie no sexo e na gula, na paixão e na profissão, permanecerá vítima de angústias inexplicáveis e de um cotidiano entediado. Enquanto isso, podem afastar-se do médium os espíritos comunicantes. Não existe cirurgia que lhe altere a morfologia e fisiologia do centro de força da mediunidade, que se inquietará, na ausência das atividadesda alma capazes de lhe garantir harmonia e paz.

Médiuns: que as nossas frramentas se conservem atuantes, e aí nossa mente desfrutará de maior sanidade, plenitude e alegria.


Livro: Centelha Divina (1996)
Autor: Henrique Krüger (psicografia de Jorge Bichuetti)
Editora: Paulo e Estevão
ISBN: 85-86351-01-6
82 páginas

Tudo vem no Momento Certo

Com a mesma medida com que medires, serás medido

TUDO VEM NO MOMENTO CERTO!

Para Orar.
Foi difícil decidir para quem enviar, pois todos querem a oração, mas nem todos fazem oração.
Espero ter escolhido as pessoas corretas.
Por favor, me retorne esta mensagem (você verá porque).
Que todos os que a receberem sejam abençoados.
Lembre-se de orar.
É tudo que tens a fazer.
Não há nenhum arquivo anexo.
Somente envie.
Orar é um dos melhores presentes gratuitos que recebemos.
Não há nenhum custo, somente recompensa.
Garanta que irá orar, e ore acreditando que DEUS responderá..

"Que hoje se realize tudo o que você quer. Que a paz de DEUS e
o frescor do ESPÍRITO SANTO estejam em seus pensamentos,
dominem a noite em seus sonhos e estejam sobre todos os seus
medos. Que DEUS se manifeste de uma maneira jamais
experimentada por você. Que seus desejos sejam atendidos,
inclusive seus sonhos mais íntimos e suas orações sejam
respondidos. Minha oração é para que você tenha FÉ. Minha
oração é para que seus espaços sejam aumentados, minha oração é
pela paz, cura, saúde, felicidade, prosperidade, alegria e um
verdadeiro e eterno amor a DEUS.

(Enviado ao Evolução 5ª pela Manhã pelo Borba no dia 26/6/2011)

Nydia Falando sobre Harmonia e Paz

Baixar tudo

Cristiane Feldmann compartilhou um arquivo online com você e ele foi salvo no SkyDrive. Esse arquivo estará disponível até 15/09/2011. Para exibi-lo, clique no link acima.

Quem tem medo da mediunidade?

(Comentário de Lucia DIansã.)

Esse é um ponto que merece bastante atenção e um esclarecimento maior mas, na gigantesca maioria das vezes, observamos que esse medo é reflexo da falta de conhecimento sobre o que é a mediunidade e como tratá-la. O primeiro ponto a ser esclarecido é de que a mediunidade não é escravidão, mas uma grande oportunidade de evoluir espiritualmente, visto que, não somos matéria, mas sim espíritos em experiências no Plano Material. Outro ponto importante a esclarecer é que aquelas frases que todo mundo escuta, como: “é um caminho sem volta” ou “nunca mais poderá sair dessa vida” até têm certo sentido, mas estão sendo mal interpretadas. Pense comigo: ser médium não é uma escolha atual ou uma determinação externa, mas uma opção e essa opção foi sua em algum momento do passado, por isso, a mediunidade não surge de repente só porque você está freqüentando um Terreiro ou um Centro. Você optou por ser um intermediário entre o plano espiritual e material, você foi você é e você sempre será médium perante os Planos Espirituais Superior e Inferior, por isso, a mediunidade é sim o seu caminho e, querendo ou não, é sem volta pois não tem como apagar a sua Luz Interior, a Luz da mediunidade que você tanto desejou, pediu e se esforçou para conquistar.

Então, olhe para o Alto, olhe para si e agradeça por ser eternamente Luz, pois é a sua conquista, é o seu dom dado por Deus. Saiba que essa Luz ninguém lhe tira e ninguém apaga, portanto, assuma-a e deixe-a refletir com orgulho, alegria e toda a sua gratidão a Deus, afinal, é muito bom ser um instrumento Dele. Saliento que a mediunidade só é uma escravidão ou punição quando não há conhecimento sobre o quê, como, quando e de que forma ser médium. Quando não se sabe ‘abrir e fechar’ a mediunidade, quando não se tem todas as Forças Espirituais Superiores e Inferiores alinhadas, ordenadas e equilibradas, ou ainda, quando se perde o amparo e a proteção do Plano Superior Divino.

Fico impressionada com a quantidade de médiuns que se recusam a desenvolver a sua mediunidade por medo, e aí esclareço que só através de um bom desenvolvimento é que se adquire atributos como equilíbrio, ordenação e amparo. Observo que muitas pessoas têm medo de incorporar e acreditam que isso é algo do outro mundo, mas mal sabem que muitas vezes estão incorporando em suas próprias casas ou em qualquer local sem nenhum cuidado ou conhecimento. Isso acontece naquela hora da briga onde se perde o controle sobre os atos e sobre as palavras, acontece naquele momento em que se fala o que não se pensa ou quando se faz aquilo que não se quer, e aí vem a culpa, a sensação de “como pude fazer isso?” e o arrependimento. Vejam, nesses momentos pode ter havido uma irradiação, uma influência e até mesmo uma incorporação do baixo astral, de espíritos zombeteiros ou vingativos que se aproveitam do desequilíbrio e da negatividade do médium e fazem a festa. Acreditem: isso é muito comum de acontecer, só que ninguém tem medo, talvez por não saberem que uma incorporação pode acontecer de forma tão sutil, só dependendo da afinidade que o ser tem em relação ao espírito desencarnado. O pior é que isso pode acontecer a qualquer momento e em qualquer local, basta não ter domínio sobre a mediunidade e sobre si próprio.

Se todo esse medo da mediunidade acontece por falta de explicação ou conhecimento, então saiba que tudo é muito simples e se você se ajudar com um pouco de boa vontade e dedicação aos estudos Umbandistas ou Espíritas, tudo fica ainda melhor. Acredite, é muito melhor ter esse Dom equilibrado do que viver perturbado e sem prosperidade na vida, pois a espiritualidade traz sim a prosperidade, talvez não essa prosperidade financeira em que a maioria pensa, mas a prosperidade de alma, e essa não se compra em lugar algum, somente se conquista. E se mesmo assim você ainda acha que a mediunidade é uma escravidão, eu digo para você: “Prefiro ser escrava de Deus e dos queridos Guias Espirituais do que ser escrava da doença, da miséria, do chefe, do vício, do marido, do dinheiro, da mãe ou do que quer que seja.

(Enviado ao Evolução 5ª pela Manhã no dia 19/6/2011)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

2012 - Uma Mensagem de Esperança

Segue abaixo o video de 25 minutos no youtube. 
É chamado 2012 - uma mensagem de esperança, ou escolha o amor. 
É estimulante para o coração, 

Enviado por Luiz Fernando no dia 15 de Maio de 2012.


Uma Nova Era está sendo iniciada

NOVA MENSAGEM MEDIÚNICA DE DR. BEZERRA

Há algo novo no horizonte que você não pode ver ainda. Não há nada com que
se preocupar. Você está seguro e as coisas estão realmente sob controle. Fé
é confiança e a confiança é uma poderosa ferramenta. Permita somente
pensamentos positivos e amor onde você estiver. O amor e as emoções elevam a
vibração e garantem o resultado mais elevado para o bem de todos. Haverá
sempre outro nascer do sol amanhã.

*MENSAGEM MEDIÚNICA DE BEZERRA*
*Por Divaldo Franco*
*(13.11.2010 - Los Angeles)*

"Meus filhos:


Que Jesus nos abençoe


A sociedade terrena vive, na atualidade, um grave momento mediúnico no qual, de forma inconsciente, dá-se o intercâmbio entre as duas esferas da vida. Entidades assinaladas pelo ódio, pelo ressentimento, e tomadas de amargura cobram daqueles algozes de ontem o pesado ônus da aflição que lhes tenham proporcionado. Espíritos nobres, voltados ao ideal de elevação humana sincronizam com as potências espirituais na edificação de um mundo melhor. 

As obsessões campeiam de forma pandêmica, confundindo-se com os transtornos psicopatológicos que trazem os processos afligentes e degenerativos.

Sucede que a Terra vivencia, neste período, a grande transição de *mundo de provas e de expiações para mundo de regeneração*.

Nunca houve tanta conquista da ciência e da tecnologia, e tanta hediondez do sentimento e das emoções. As glórias das conquistas do intelecto esmaecem diante do abismo da crueldade, da dissolução dos costumes, da perda da ética, e da decadência das conquistas da civilização e da cultura...

Não seja, pois, de estranhar que a dor, sob vários aspectos, espraia-se no planeta terrestre não apenas como látego mas, sobretudo, como convite à reflexão, como análise à transitoriedade do corpo, com o propósito de convocar as mentes e os corações para o ser espiritual que todos somos.

Fala-se sobre a tragédia do cotidiano com razão.

As ameaças de natureza sísmica, a cada momento tornam-se realidade tanto de um lado como de outro do planeta. O crime campeia a solta e a floração da juventude entrega-se, com exceções compreensíveis, ao abastardamento do caráter, às licenças morais e à agressividade.

Sucede, meus filhos, que as regiões de sofrimento profundo estão liberando seus hóspedes que ali ficaram, em cárcere privado, por muitos séculos e agora, na grande transição, recebem a oportunidade de voltarem-se para o bem ou de optar pela loucura a que se têm entregado. E esses, que teimosamente permanecem no mal, a benefício próprio e do planeta, irão ao exílio em orbes inferiores onde lapidarão a alma auxiliando os seus irmãos de natureza primitiva, como nos aconteceu no passado.

Por outro lado, os nobres promotores do progresso de todos os tempos passados também se reencarnam nesta hora para acelerar as conquistas, não só da inteligência e da tecnologia de ponta, mas também dos valores morais e espirituais. Ao lado deles, benfeitores de outra dimensão emboscam-se na matéria para se tornarem os grandes líderes e sensibilizarem esses verdugos da sociedade.

Aos médiuns cabe a grande tarefa de ser ponte entre as dores e as consolações. Aos dialogadores cabe a honrosa tarefa de ser, cada um deles, psicoterapeutas de desencarnados, contribuindo para a saúde geral. Enquanto os médiuns se entregam ao benefício caridoso com os irmãos em agonia, também têm as suas dores diminuídas, o seu fardo de provas amenizadas, as suas aflições contornadas, porque o amor é o grande mensageiro da misericórdia que dilui todos os impedimentos ao progresso - é o sol da vida, meus filhos,
que dissolve a névoa da ignorância e que apaga a noite da impiedade.

Reencarnastes para contribuir em favor da Nova Era.

As vossas existências não aconteceram ao acaso, foram programadas.

Antes de mergulhardes na neblina carnal, lestes o programa que vos dizia respeito e o firmastes, dando o assentimento para as provas e as glórias estelares.

O Espiritismo é Jesus que volta de braços abertos, descrucificado, ressurreto e vivo, cantando a sinfonia gloriosa da solidariedade.

Dai-vos as mãos!

Que as diferenças opinativas sejam limadas e os ideais de concordância sejam praticados. Que, quaisquer pontos de objeção tornem-se secundários diante das metas a alcançar.


Sabemos das vossas dores, porque também passamos pela Terra e compreendemos que a névoa da matéria empana o discernimento e, muitas vezes, dificulta a lógica necessária para a ação correta. Mas ficais atentos: tendes compromissos com Jesus...

Não é a primeira vez que vos comprometestes enganando, enganado-vos. Mas esta é a oportunidade final, optativa para a glória da imortalidade ou para a anestesia da ilusão.

Ser espírita é encontrar o tesouro da sabedoria.

Reconhecemos que na luta cotidiana, na disputa social e econômica, financeira e humana do ganha-pão, esvai-se o entusiasmo, diminui a alegria do serviço, mas se permanecerdes fiéis, orando com as antenas direcionadas ao Pai Todo-Amor, não vos faltarão a inspiração, o apoio, as forças morais para vos defenderdes das agressões do mal que muitas vezes vos alcança.

Tende coragem, meus filhos, unidos, porque somos os *trabalhadores da última hora*, e o nosso será o salário igual ao do jornaleiro do primeiro momento.

Cantemos a alegria de servir e, ao sairmos daqui, levemos impresso no relicário da alma tudo aquilo que ocorreu em nossa reunião de santas intenções: as dores mais variadas, os rebeldes, os ignorantes, os aflitos,
os infelizes, e também a palavra gentil dos amigos que velam por todos nós.

Confiando em nosso Senhor Jesus Cristo, que nos delegou a honra de falar em Seu nome, e em Seu nome ensinar, curar, levantar o ânimo e construir um mundo novo, rogamos a Ele, nosso divino Benfeitor, que a todos nos abençoe e nos dê a Sua paz.


São os votos do servidor humílimo e paternal de sempre, Bezerra."

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Prece aos Exus

Senhor Pai e Criador pedimos a permissão de chamar nossos irmãos Exus para que dentro da Tua Lei Divina venham nos confortar.

Amigos Exus, eu vos peço com humildade, tua Força e teu Poder sobre nossos caminhos.

Tu que deténs o conhecimento do Positivo e do Negativo, possa interceder por mim com sua Magia e seu Amor dentro do merecimento do meu Livre Arbítrio.

Combatei todo o mau que por ventura tenha sido jogado no meu caminho e dos meus irmãos através de pensamentos, palavras ou magia de algum irmão cujo ódio ou vaidade o tenha induzido a praticar contra nós ou contra qualquer irmão encarnado ou desencarnado.

Abra meus caminhos para que meus esforços alcancem as conquistas das quais serei merecedor.

Defendei minha família e protegei nossos passos pela trajetória terrena.

Livrai-nos, oh meu irmão Exu, dos espíritos malévolos que pela ignorância e falta de humildade teimam em nos obsedar.

Conduz esses espíritos à claridade e inspiramos a modificar nossos defeitos para que possamos cumprir com êxito nossa provação terrena.

Que sobre orientação mais elevada, tu Exu, interceda sobre nossos caminhos com tua Luz e teu Poder.

Que em cada chegada possa encontrar em meu corpo e em meu pensamento Amor, Fé, Humildade e Respeito, facilitando assim teu trabalho na esfera terrena.

Que Assim Seja!

Salve o Povo da Rua.

Salve.



Porto Alegre 05 de Maio de 2011





Prece criada pela fraternidade Espírita de Umbanda, Mensageiros da Luz e da Paz.

domingo, 19 de junho de 2011

A Verdade de um Desencarne

(Por Bruna Silveira) - Há quem pense que após a morte não existe nada. Há os que acreditam no céu e no inferno e ainda, aqueles que acreditam que podemos nos comunicar com os seres que mudam de plano após seu desencarne (morte).

Mitos a parte, ontem a noite fui brindada com abraços do além e autografos vindos de outros planos de vida. Lógico, assim como os espíritos ditam as obras, eles também podem autografá-la.

Soaram 19h no relógio terreno quando o coral composto por médiuns do Grupo Libertação – Nossa Casa – centro espírita que frequento – deu tom a uma Ave Maria de emocionar. A fila para autógrafos era imensa e a livraria Saraiva do Praia de Belas shopping se tornou minúscula para tantos interessados nas noticias do além. Motivo: lançamento do livro A Verdade de um Desencarne, pelo espírito de Nydia Corrêa da Silva, ex-diretora espiritual da casa, desencarnada em 1º de setembro de 2009.

Como bons seguidores, todos os amantes das palavras de Nydia, saudosos de sua presença, estavam lá, em grande expectativa para ler as linhas ditadas por ela à médium Terezinha Doval.

Espetáculos a parte, a fila de autógrafos não andava. Descobri o motivo de tanta demora quando chegou minha vez de alcançar o livro para o registro, após quase duas horas de espera. Assumo que fiquei abismada! A própria Nydia estava ali, em espírito na Terezinha. Confesso que a emoção tomou conta do meu ser, uma paz imensa invadiu meu peito e a mensagem dirigida a mim, me fez brotar lágrimas nos olhos. O que nos últimos tempos mais precisava recebi: o abraço daquela que servia a todos amando.

Com as emoções a parte, cheguei em casa tão ansiosa por ler aquelas palavras, que nem jantei. No A Verdade de um Desencarne, Nydia se desnuda do véu criado por todos e se mostra como é. Sem falar que ainda desmistifica muitos contos de fada que aparecem ai narrando as vidas em outros planos, um livro sem enfeites, somente vida real. Paro para pensar: depois de construir uma casa espírita, dar espaço para todos os tipos de seres, atender mais de 1.000 pessoas por mês, ela ainda sente mal estar por não ter cumprido sua tarefa. O que restará para mim?

Mas, vivendo e aprendendo, o aviso de Nydia é claro em todos os capítulos da obra: olhar para dentro, fazer a reforma íntima é uma parte importante da caminhada que não podemos deixar para trás. Muito menos subir no pedestal da arrogância e no tablado formado pelo antigo júri da inquisição. Nosso passado está no lugar dele, basta a nós construir um novo hoje e servir amando, sempre!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vídeo: Earth Song (CENSURADO NOS EUA)

EARTH SONG by MICHAEL JACKSON (CENSURADO NOS EUA)

O vídeo é do single de maior sucesso de Michael Jackson no Reino Unido, que não foi nem "Billie Jean", nem "Beat it", e sim a ecológica "Earth Song", de 1996. A letra fala de desmatamento, sobrepesca e poluição, e, por um pequeno detalhe, talvez você nunca terá a oportunidade de assistir na televisão. 

O Detalhe: "Earth Song" nunca foi lançada como single nos Estados Unidos, historicamente o maior poluidor do planeta. Por isso a maioria de nós nunca teve acesso ao clipe. 

Vejam, então, o que os americanos nunca mostraram de Michael Jackson.
Filmado em África, Amazónia, Croácia e New York.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Renovando Atitudes

Livro: Renovando Atitudes
Elaborado a partir do estudo e análise de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", o autor espiritual Hammed afirma que somente podemos nos transformar até onde conseguirmos nos perceber. Ensina-nos como ampliar a consciência, sobretudo através da análisedas emoções e sentimentos, incentivando-nos a modificar os nossos comportamentos inadequados e a assumir a responsabilidade pela nossa própria vida.

Título: Renovando Atitudes
ISBN: 8586470023
Editora: Boa Nova
Assunto:Religião
Idioma: Português

Cirurgia Moral

Título: Cirurgia Moral
Autor: João Nunes Maia; Lancellin (Espirito)
Editora: Fonte Viva
ISBN: 8586424153
Páginas: 211
Edição: 24
Tipo de capa: BROCHURA
Ano: 2006
Assunto: Religioes-Espiritismo
Idioma: Português

A História do Caminheiro

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA 

Perguntam constantemente
Quem sou?
E nada sabes de mim.
Dizes ser teu amigo
E que crês em mim.

Nada me perguntas
E nada te digo.
Basta-nos sermos amigos
E assim tem sido na nossa caminhada
De mestre e aprendiz.

A confiança existe,
Jamais te critiquei ou aprovei.
Te aceito e respeito como és:
Uma caminhante de longas estradas,
Buscando a luz e a paz.

Hoje vou te falar de mim,
Contar um pouco da minha história
Longa, cheia de expectativas
De um dia poder dizer: EU SOU.
Até lá continuarei a ser o Caminheiro.

Caminhei e caminho buscando
A luz da eternidade,
Para me fazer perfeito
Aos olhos de nosso Pai
E nele me integrar,
Voltando as minhas origens.

Sou um eterno caminhante,
Bagagem simples carrego:
Amor para distribuir,
Solidariedade, fraternidade e compaixão
Para com os homens carentes.

Dissemino ensinamentos
Aprendidos de mestres e instrutores,
Bagagem a distribuir
Aos que tem fome de saber.

Demarco caminhos aos despertos
Ao chamado do Pai
“Vem e ajuda”, para que não se percam
Nem se iludam na escolha
Da estrada a percorrer.

Me faço lanterna de luz,
Alumio caminhos escuros,
Trilhas mal traçadas,
Para que não haja retardo
E o encontro não se faça
Fora de hora, tardiamente
E tenhamos mais uma vez
Que repetir nossas histórias.

Prometi, vou cumprir:
Hoje vou falar de mim,
Contando minhas verdades.

Sou eterno na criação divina.
Fiz transições e mutações
Até a condição humana,
Quando me fiz aprendiz da vida.

Fui rude nas cavernas,
Insaciável nos instintos.
A natureza tive como mestra.
Desenvolvi valores, me fiz pertinaz,
Destemido, me fiz bravo, lutador,
Obediente às leis, aos limites
Da rude comunidade, até a liderar.
Me fiz mestre e ensinei
A minha gente a superar limites.

Conheci outras formas de viver.
Convivi com o mar, me fiz navegador.
Conheci sua força, seu poder e revolta,
Aprendi a respeitá-lo e conhece-lo.
Guiando-me pelas estrelas
Aprendi a ouvir suas advertências,
Seus prognósticos e alertas.
Me fiz disciplinado e obediente.
Nos fizemos amigos.
Lhe sou grato por ter me ensinado
A respeitá-lo para ser preservado.
Cultivei a terra, aprendi amá-la
Por me sustentar a vida.
Vi e a reconheci útero fértil,
Transformando a pequena semente
Em relva, arbusto, árvores gigantes,
Gestando florestas, matas e capões.
Não existissem, a Terra não seria
Habitada pelos homens e animais.
Aprendi com ela a determinação,
A constante luta pela sobrevivência,
O reconhecimento da presença do Pai,
A semelhança com o seu processo evolutivo.
Desenvolvi minha gratidão
Pelo que me ensinou e sustentou.

A natureza me fascina.
A magnitude do sol, o poder das águas
Que geram e alimentam a vida,
Sem nada cobrar e a todos irmanar.
Doam à toda criação e nada cobram
E tudo celebram, na sua constante.
Amam sem fazer escolha ou seleção.
Basta carecer para os ter à disposição.
Com eles aprendi
A dar de graça o que vem do Pai.

Convivi em comunidades ribeirinhas,
Em planaltos e planícies,
Me adaptando as suas regras e exigências.
Precisei adequar hábitos de vida
Para me fazer saudável de corpo e mente.
Me fiz mais um aluno comunitário.
Aprendi a “servir amando”
Sem nunca ter ouvido falar do Cristo,
Tão primitivas minhas vivências.

Um dia me atrevi e pedi:
Quero, preciso renascer para crescer
Em outro padrão de civilização.
Atendido fui, me fiz social,
Tomo consciência de quem sou,
Da minha filiação divina.
Descubro o Cristo, suas leis e princípios,
Gratifico-me em ser seu filho.

Me ponho disponível a ser discípulo
E vivencio vivências de aprendizado.
Umas mais suaves, outras severas e penosas.
Enfrento lutas, batalhas e dores.
Sofrimentos convivem comigo,
Tudo passo sem reclamar.

Me faço estóico, desenvolvo a fé.
Busco tudo saber, aprender,
Alimentando o desejo de ser melhor,
Respeitoso de leis e princípios,
Responsável na tarefa do amor
Pelo meu semelhante, a humanidade.

Venho exercendo meu mister,
Participando de experiências de tantos
Que, como tu,
Despertaram ao chamado do Cristo:
“Vem e ajuda”
Aos teus irmãos de caminho.



O Caminheiro

Recebido por Nydia Corrêa da Silva
Em 13 de novembro de 2001.

A História da Aura Celeste

Nas colunas desta revista têm passado em grande escala alguns monumentos da obra social do Espiritismo no Brasil. Essas referências merecidas deram plena satisfação à nossa consciência. Fazer justiça é um ato tranqüilizador e coloca o indivíduo em posição mais forte.

Hoje vamos referir-nos a um vulto espírita que no Rio de Janeiro desempenhou elevado papel doutrinário, como escritora, médium, poetisa e conferente. Trata-se da Sra. Adelaide Augusta Câmara (Aura Celeste), desencarnada em 25 de outubro de 1944 na capital federal e que à seara de Jesus dedicou a maior parte da sua vida e o melhor do seu tempo, até o esgotamento das forças físicas, trabalhando, pregando e espalhando a mancheias a luz espiritual, em conferências e sessões que presidia semanalmente no Asilo Espírita João Evangelista.

Aura Celeste, nome que recebeu do Alto em homenagem ao seu esforço de propagandista, ergueu o edifício do Asilo com esmolas angariadas de rua em rua, de viela em viela. E a Casa João Evangelista — como ela lhe chamava — viveu impregnada da sua alegria espiritual. As criancinhas eram educadas sem distinção de raça ou de cor e quando atingiam a maioridade podiam facilmente enfrentar a vida como taquígrafas, datilógrafas, telefonistas, professoras, etc., quando não saiam com seu dote material pelo braço do marido.
Tivemos ensejo de ler muitas pérolas do além devidas à sua mediunidade psicográfica, as quais, reunidas em volume, eram distribuídas gratuitamente. Alguns fascículos vieram ter às nossas mãos há mais de 25 anos, repletos de conselhos salutares firmados por espíritos de escol, como Spínola, Anália Franco, Romualdo e Bezerra de Menezes. Sabia-nos bem a sua leitura.

Aura Celeste abandonou as plagas terrestres e evolou-se como parcela de luz resplandecente. Ficou a sua obra, o seu poema de amor e caridade.

Mãe extremosa dos seus próprios filhos, mãe extremosa de filhos de outras mães, a todos acarinhou com igual afeto.

Foi um alto exemplo de amor ao próximo o vulto luminoso de Aura Celeste. E a sementeira que espalhou por terreno sáfaro —Sentimentais, Rumo à Verdade, Flores do Céu, Vozes de Alma, Luz do Alto, Palavras Esp fritas, Do Além, etc. etc. — iluminou muitas almas e trouxe outras ao redil.

Faz oito anos que “mudou de casa”, numa ascese grandiosa. Agora, do mundo onde se encontra pode auxiliar-nos com maior amplitude. Que o seu espírito se desentranhe em novas dádivas, abrindo caminho aos que ficaram a braços com grandes problemas, são os nossos votos mais ardentes, votos de quem labuta diariamente pela emancipação humana, sob a égide de Jesus, o nosso grande Mestre.

Aura Celeste. Lisboa, Estudos Psíquicos, 
Mensário independente ao serviço do 
Espiritismo luso-brasileiro, ano 13, n. 10, 
p. 303, out. 1952.

ORAÇÃO NOSSA

Senhor, ensina-nos: 

a orar sem esquecer o trabalho;

a dar sem olhar a quem;

a servir sem perguntar até quando;

a sofrer sem magoar seja a quem for;

a progredir sem perder a simplicidade;

a semear o bem sem pensar nos resultados;

a desculpar sem condições;

a marchar para frente sem contar os obstáculos;

a ver sem malícia;

a escutar sem corromper os assuntos;

a falar sem ferir;

a compreender o próximo sem exigir entendimento;

a respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração;

a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxa de reconhecimento.

Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas próprias dificuldades.

Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo que não desejamos para nós.

Auxilia-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-te os desígnios onde e como queiras, hoje agora e sempre.

(de Emannuel recebida por Xico Chavier)

ORAÇÃO DA NOSSA CASA

Senhor, abençoa os propósitos de bem servir dos Teus filhos que compõem esta grande família que é a "Nossa Casa". 

Auxilia, Senhor, estes Teus filhos no desejo imenso de crescerem para se tornarem dignos trabalhadores de Tua Seara. 

Intui a todos a prática do "orai e vigiai", afim de se resguardarem de forças contrárias ao ideal cristão. 

Inspira-nos, ó Pai, sobre o comportamento a adotarmos uns para com os outros e, especialmente, Te pedimos, Senhor, em relação àqueles que por razões que só Tu sabes, ainda não nos podem amar. 

Dá a todos a conscientização de que os compromissos assumidos em relação à Nossa Casa, antes de serem de uns para com os outros são, principalmente, de todos para Contigo e de que as responsabilidades são de cada um. 

Dilata, Senhor, a nossa capacidade de compreensão e de doação em termos de fratemidade, para que possamos agir com discemimento na hora em que formos chamados a dar o nosso testemunho de amor cristão. 

E assim, sob um clima de paz e harmonia, a "Nossa Casa" possa cumprir sua finalidade, realizando tudo aquilo que foi estabelecido quando de sua fundação. 

Em suma, Senhor, ensina-nos a caminhar e sê conosco em todos os momentos para que, com o calor de tua presença a impulsionar os nossos passos, possamos alcançar, pela presente caminhada, o ponto que visamos na nossa trajetória espiritual. 

Que assim seja.

(Ivone Webster)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Companheiros de Ideal!

O prestigiado jornal Folha Espírita de maio/11 traz uma revelação feita em 1986, pelo médium Francisco Cândido Xavier a Geraldo Lemos Neto, fundador da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo (MG) e da Vinha de Luz Editora, de Belo Horizonte/MG, sobre o futuro reservado ao planeta Terra e a todos os seus habitantes nos próximos anos. Marlene Nobre pelo FE, entrevista Lemos Neto, que disse carregar este fardo há muito tempo (25 anos), cumprindo agora o dever de revelá-lo em sua completude. Diz que, em 1986, quando dessa conversa com o Chico, sentiu que sua mente estava recebendo um tratamento mnemônico diferente para que não viesse a esquecer aquelas palavras proféticas, e que seria chamado a testemunhá-las no momento oportuno, que chegou.

Conhecendo a seriedade dos confrades Marlene Nobre e Geraldo Lemos Neto, sendo que o profeta em questão é nada menos que Chico Xavier, e tendo em vista o teor das considerações a respeito, reputo da mais alta importância a divulgação dessa revelação apocalíptica. É a razão pela qual estou encaminhando esse e-mail a tantos companheiros.

Toques do Preto Velho

Os espíritos trabalhadores, designados de pretos velhos, nos repassam constantemente uma lógica que infelizmente, nós encarnados ainda estamos demorando em aplicar. Dizem eles, com sua maneira peculiar e simples de expressão, que no “mundo dos mortos” não existe raça, cor ou credo que diferencie as almas ou crie fronteiras, o que existe é o homem de bem e o homem que desaprendeu de ser bom. Baseado nisso, nos falam das lágrimas que insistem em cair de seus olhos, pela arrogância dos homens e de suas religiões que acabam se distanciando de Deus, pela pretensão de se adonar d’Ele, impondo a “sua” verdade. As religiões ou os credos em geral, ainda existem por necessidade de nossos espíritos que se diferenciam na escala evolutiva, encontrando dentro de cada uma delas a melhor adaptação de “religar-se” ao Criador. O que fica desvalorizado aos olhos da Espiritualidade Superior é o combate que se trava entre os homens por questões religiosas como se vivessem em eterna disputa, chegando ao absurdo das ditas “guerras santas”. Por enquanto a humanidade percorre vários caminhos em busca dessa verdade, mas chegará o dia em que o Universalismo será pleno, então haverá um só rebanho para um só pastor. E como acontece no “andar de cima”, formaremos uma única corrente de trabalho, auxiliando a quem necessita, mostrando que a ferramenta mediunidade tem um só objetivo: - a caridade! Fora isso, tudo o mais fica por conta de nosso Ego.

Abaixo vão alguns ensinamentos "toque" trazidos por um destes queridos amigos espirituais:

Lá nos planos sutis, aonde vocês muitas vezes vão quando dormem, mas ao acordarem não se lembram, existe uma grande família espiritual a lhes esperar, velar e torcer por vocês. Quebrem a barreira vibracional com sentimentos e pensamentos elevados, levando seus corações até eles. Mate a saudade espiritual que existe dentro do seu peito. Deixe a intuição fluir. Os guias espirituais não são mestres intocáveis que vocês devem reverenciar, mas sim, são amigos de jornadas. Conheça - os, converse com eles, trabalhem juntos, mas sorriam e brinquem juntos também. Eles estão te esperando.

Mediunidade é coisa importante e séria, mas não diviniza nem inferioriza ninguém. Vocês sabem disso. Tem gente que pensa que ser grande médium é praticar fenômenos para “incrédulo ver”. Outros pensam que é se vestir todo com uma fantasia, “virar os olhos” e “rebolar” bastante. Não! Mediunidade é você trabalhar em parceria com os amigos do lado de cá para o bem de todos, apenas isso. Vocês complicam muito as coisas. Na verdade tudo é muito simples. Pense na manifestação das criancinhas durante um processo mediúnico. Existe algo mais simples e belo do que isso?

Parem de julgar a manifestação mediúnica ou a experiência do outro. Você pode até não concordar, mas caso para ele faça sentido, deixe. É dele! Isso lembra muito a postura daquele que não consegue fazer melhor e por isso mesmo vive a criticar e apontar o defeito dos outros. As experiências espirituais muitas vezes são de foro íntimo, cada um busca a sua. E cada um fique feliz com a sua! Aprendam também que a dedicação e o estudo ajudam muito. Mas o que realmente conta é o seu dia – dia, como pessoa comum, passando pelo crivo do grande mestre que é a vida. Não adianta nada estudar muito e praticar pouco, principalmente em relacao a humildade, tolerancia e amor.

Fazer caridade é muito bom. Se alem disso buscam esclarecer as pessoas, melhor ainda. Tem gente que acha que doando uma cesta básica de Natal ao desencarnar será “salvo”. Outros ainda se acham muito especiais e caridosos, verdadeiros missionários. Não caiam nessa bobagem. Saibam que, em verdade, ao auxiliar os outros vocês ajudam a si próprios. E quando fizer a caridade, também não apenas dê o peixe, ensine as pessoas a pescarem. “Caridade de consolação” ergue a pessoa, mas depois que ela já está de pé, está na hora de ensiná - la a andar, com a “caridade de esclarecimento”. Pensem nisso! Caridade faça sempre que surgir a oportunidade de auxiliar o irmão. Esclarecimento leve a todos os lugares, fazendo a sua aura brilhar e contagiando as pessoas com alegria e vontade de viver.

Trabalho em grupo é coisa séria, deve haver amizade, alegria, mas não é reunião social. Os guias escutam os seus pensamentos e não estão nada interessados em suas preferências físicas, nem em suas “paqueras” dentro do grupo, nem dão importância a isso. Tão pouco são cúmplices das fofocas, guerras de vaidade e ciúmes que existem dentro do mesmo. Um trabalho espiritual em grupo é uma benção e oportunidade única de evolução, tanto de encarnados como desencarnados. Aproveitem bem! Existe um montão de mestres esperando por vocês desse lado, mas muitas vezes eles não conseguem lhes amparar, afinal vocês não páram de pensar no “vizinho”, ou como a vida é difícil e injusta com vocês…

Os Orixás, os Mestres, os Anjos, os Devas, todos Eles amam a humanidade. Caso queiram fazer um ritual a algum Deles, tudo bem. Mas lembrem - se sempre: Vela acesa so tem valor se o coração estiver aceso antes. Caso contrário, não!

A energia de uma erva é poderosa e realmente cura, mas antes, suas próprias energias e o respeito com a vida vegetal devem ser grandes, caso contrário, é desperdício de tempo. Qualquer ritual de magia para o bem é lindo e bem quisto pela espiritualidade, mas não se perca no meio de muitos rituais e elementos e esqueça o essencial. O grande mestre da magia é o coração, e a grande força motriz é a sua mente. Lembrem - se disso.

Não sejam espiritualistas pela metade. Durante o dia vocês ficam pensando em espiritualidade, mas ao dormir, que é a grande hora onde o espírito se liberta do corpo físico, vocês não pensam em nada, ficam com preguiça e logo suas mentes são invadidas por um monte de coisas, adormecendo na mais perfeita desordem. No mínimo orem ao deitar-se. Agradeçam o dia, coloquem - se à disposição do aprendizado, aproveitem as horas de sono. Elas são chaves de acesso ao crescimento espiritual. Meditem nisso.

Eu sou um preto-velho. Pouco importa minha forma ou meu nome. O que importa é que eu sou luz, como vocês e todos nós, filhos da Grande Luz. O sol brilha em meu coração, no seu e em toda humanidade. Você ainda tem preconceito em relação a raças? A culturas diferentes? Religião? E julgam - se espiritualistas? Ora amigo, deixe disso! Lembre – se: todos viemos da mesma fôrma. Eu tenho apenas uma palavra para descrever o preconceito: ignorância!

Ignorância também são as paredes e preconceitos religiosos. Todos os mestres da humanidade pregaram o desprendimento, mas o que os seus seguidores mais fazem é ter o sentimento de posse em relação a Eles. E lá se vão guerras, ofensas e desarmonia entre uma religião e outra. E lá se vão discussões infindáveis entre doutrinas diferentes. Todos os caminhos levam a Deus, mas muitos acham que seu caminho é melhor do que dos outros, não é mesmo? Façam um favor à humanidade, meu filhos: vão voando nas asas do universalismo ecumênico! E parem com essas bobagens…

Do lado de cá nós adoramos música. Ela rejuvenesce a alma, acorda o coração e desperta a intuição. Aproveitem as músicas de qualidade. Elas são ótimas e verdadeiro brilho e alimento para vossos espíritos. Também escutem a música que os espiritos superiores cantam secretamente dentro do coração de cada um. É a música da Criação, ela está em todos, mas só pode ser escutada quando a mente silencia e o coração brilha. Pensem nisso!

Pensem também na natureza. Coloquem uma música suave. Direcionem - se mentalmente a um desses sítios sagrados, verdadeiros altares vivos do amor de Deus. Pensem na força curativa das matas, na força amorosa e pacificadora das cachoeiras, da limpeza energética que o mar traz ao espírito. Meditem neles. Isso traz sintonia, reciclagem energética e boa disposição. Façam isso por vocês e fiquem bem!

Por fim, dediquem - se mais ao autoconhecimento. Ele é muito importante. E um dia, mesmo que isso demore milênios, vocês se conhecerão tanto que realmente descobrirão sua natureza divina. Nesse dia, as cortinas da ilusão se abrirão e você verá o universo a sua frente. Não existirá mais Orun* (céu) nem Ayê* (mundo material). Nem eu nem você. Apenas Ele…Pai e Mãe dentro de nós mesmos!

Um Grande abraço
Pai Antônio de Aruanda e Fernando Sepe

(escrito por duas mentes em um só coração)

Oração do Perdão

Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham a minha evolução, dedicarei alguns minutos para perdoar.

A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que de alguma forma me injuriaram, me prejudicaram ou me causaram dificuldades desnecessárias. Perdôo sinceramente quem me rejeitou, me odiou, me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu. Perdôo especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada.

Reconheço que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter. Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas. 

Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos. Iniciei agora uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente. Queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.
Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida íntima definitivamente.

Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, pois isso me ajudou a ir do nível comum ao nível espiritualizado em que estou agora. Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que elas sejam castigadas pela lei de causa e efeito, nesta vida ou em futuras.

Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas. Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma, consciente ou inconscientemente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei ou desagradei. Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor de minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.

Sinto-me em paz com minha consciência e de cabeça erguida respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao Eu Superior. Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi estabelecido. Agora, dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, proteção e ajuda, para a realização, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.

Agradeço, de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o bem do próximo, atuando como agente catalisador do Entusiasmo, Prosperidade e Autorealização.

Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente, sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.
Assim seja, assim é e assim será.

Assim Seja Amém!