Ads 468x60px

Labels

Sample text

Social Icons

sábado, 24 de agosto de 2013

Os meridianos energéticos do corpo humano

A partir do conhecimento tradicional oriental sabe-se que o fluxo de energia do organismo segue percursos definidos por canais, de forma semelhante ao sangue pelas veias e artérias. O canal percorre todo o corpo, da cabeça aos pés, indo e voltando. Este canal possui segmentos, os chamados meridianos. Há doze meridianos pares e dois meridianos impares (estes dois meridianos são conhecidos como “artérias”). Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas ou emocionais. Apesar de identificado pelo nome do órgão ou função a que se relaciona mais, não afeta exclusivamente apenas um órgão. Os doze meridianos pares básicos são:

- Pulmões
- Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
- Coração
- Intestino Delgado
- Triplo-Aquecedor
- Intestino Grosso
- Baço-Pancreas
- Fígado
- Rins
- Bexiga
- Vesícula Biliar
- Estomago

Os dois meridianos impares são:

- Vaso Consepçao, na parte anterior do corpo
- Vaso Governador, na parte posterior do corpo

A medicina tradicional chinesa é a ciência do equilíbrio e inclui diversas ciências além da própria Acupuntura, como as ervas medicinais, a moxabustão, os exercícios de Tai-Chi-Chuan, as massagens do Do In, a laserterapia, a eletroacupuntura e outras. A eficiência da Acupuntura é comprovada há milênios e torna-se evidente através de seus resultados O primeiro livro que se conhece data de 3000 anos a.C., quando a prática da Acupuntura foi descrita. Os chineses vêem os seres humanos como um microcosmo dentro do macrocosmo universal, sendo o Yang - Yin e os cinco movimentos as duas teorias básicas de sua medicina. Alguns pesquisadores, por volta de 1930, buscaram investigar a existência dos Meridianos descritos pela Acupuntura utilizando recursos como dissecações e pesquisas no campo da anatomia macroscópica, mas como não encontraram nenhuma estrutura orgânica capaz de justificar a teoria dos Meridianos, contestaram a sua existência.

Os Meridianos apresentam um trajeto profundo relacionado com um órgão dentro da cavidade torácica ou abdominal e um trajeto superficial relacionado com os membros, tronco, pescoço e cabeça. Este manual descreve os locais dos pontos de Acupuntura situados ao longo dos doze Meridianos Principais de Energia e nos dois Meridianos Extraordinários Vaso Governador (Du Mai) e Vaso Concepção (Ren Mai). Os Meridianos Principais de Energia são os "locais" por onde transitam o Qi e o sangue, ligando a parte alta do corpo com a baixa e a exterior com a interior. Em número de doze, para cada metade do corpo, são divididos da seguinte forma segundo suas características energéticas (Yang ou Yin) e suas localizações.

A. TRÊS MERIDIANOS PRINCIPAIS YANG, CORRELACIONADOS COM A REGIÃO DORSAL DO MEMBRO SUPERIOR:

A1. Intestino Delgado (Xiaochang);
A2. Triplo Aquecedor (Sanjião);
A3. Intestino Grosso (Dachang);

B. TRÊS MERIDIANOS PRINCIPAIS YIN, CORRELACIONADOS COM A REGIÃO VENTRAL DO MEMBRO SUPERIOR:

B1. Pulmão (Fei);
B2. Circulação Sexo (Xinbao);
B3. Coração (Xin).

C. TRÊS MERIDIANOS PRINCIPAIS YANG, CORRELACIONADOS COM A REGIÃO LATERAL DO MEMBRO INFERIOR:

C1. Bexiga (Pangguang);
C2. Vesícula Biliar (Dan);
C3. Estômago (Wei).

D. TRÊS MERIDIANOS PRINCIPAIS YIN, CORRELACIONADOS COM REGIÃO MEDIAL DO MEMBRO INFERIOR:

D1. Baço-Pâncreas (Pi);
D2. Fígado (Gan);
D3. Rim (Shen).

Os Meridianos Yin do membro superior dirigem-se dos seus órgãos para as extremidades dos dedos, enquanto os Yang, das extremidades para as suas visceras correspondentes. Ocorre o contrário no membro inferior, isto é, os Meridianos Yin se dirigem das extremidades dos dedos para os seus órgãos, enquanto os Yang, das respectivas vísceras para as extremidades. No membro superior a circulação energética caminha pelos Meridianos Yin em direção às extremidades dos dedos (superfície) e retorna pelos Meridianos Yang em direção às vísceras (profundidade) e, destas, para os órgãos correlacionados, retornando à superfície. No membro inferior esta energia segue pelos Meridianos Yin em direção aos órgãos (profundidade) e, em seguida, para as vísceras correlatas, retornando pelos Meridianos Yang em direção às extremidades dos dedos (superfície).

Comunicação — interior « exterior

Os Meridianos Principais Yang do membro superior (ID-TA-IG) se dirigem para a cabeça e também para o membro inferior, onde se unem aos Meridianos Yang respectivos (B-VB-E), os quais, atingindo as extremidades, unem-se a Meridianos Yin (BP-F-R) que sobem para o tronco e, daí, a Meridianos Yin do membro superior (P-CS-C).

Comunicação — alto « baixo

A seqüência da descrição dos Meridianos Principais está baseada na circulação da Energia Yong (nutritiva) durante as 24 horas do dia, a qual circula exclusivamente nesses canais, iniciando-se pelo Meridiano Principal do Pulmão às 3 horas da manhã e terminando no canal do Fígado nesse mesmo horário. A Energia Yong percorre cada Meridiano Principal em um prazo de 2 horas, nutrindo-o, como também ao seu órgão (Zang) ou víscera (Fu) correspondente.

Teoria dos 5 dedos ( 5 elementos )

Cada dedo representa um órgão e uma víscera.

Dedo polegar: Fígado / Vesícula Biliar ( Estômago e Int.Grosso ).
Dedo indicador: Coração / Int.Delgado ( Bexiga e Int.Grosso ).
Dedo médio: Baço Pâncreas / Estômago (Bexiga e Vesícula Biliar).
Dedo anular: Pulmão / Int.Grosso ( Útero e Intestino Delgado ).
Dedo mínimo: Rim /Bexiga ( estômago, Útero e Int.Delgado).

0 comentários:

Postar um comentário