Ads 468x60px

Labels

Sample text

Social Icons

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pense e Repense seus Valores - As Flores dependem das Sementes!


Vídeo sobre o verdadeiro sentido da sustentabilidade e sobre a revisão de valores da nossa sociedade atual. 
Texto: Deivison Pedroza - Presidente Verde Ghaia / Sócio-Diretor VG 
Bioenergia / Presidente Comitê Sustentabilidade do WTC-BH

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A Cosciência Animal


"Não é mais possível dizer que não sabíamos", diz Philip Low

Neurocientista explica por que pesquisadores se uniram para assinar manifesto que admite a existência da consciência em todos os mamíferos, aves e outras criaturas, como o polvo, e como essa descoberta pode impactar a sociedade

Marco Túlio Pires
Epilepsia: especialistas estimam que 2% da população brasileira tenha a doença
Estruturas do cérebro responsáveis pela produção da consciência são análogas em humanos e outros animais, dizem neurocientistas (Thinkstock)
O neurocientista canadense Philip Low ganhou destaque no noticiário científico depois de apresentar um projeto em parceria com o físico Stephen Hawking, de 70 anos. Low quer ajudar Hawking, que está completamente paralisado há 40 anos por causa de uma doença degenerativa, a se comunicar com a mente. Os resultados da pesquisa foram revelados no último sábado (7) em uma conferência em Cambridge. Contudo, o principal objetivo do encontro era outro. Nele, neurocientistas de todo o mundo assinaram um manifesto afirmando que todos os mamíferos, aves e outras criaturas, incluindo polvos, têm consciência. Stephen Hawking estava presente no jantar de assinatura do manifesto como convidado de honra.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Aviso de Falecimento - Teresinha Doval

30/07/2012 - Hoje pela manhã, faleceu por insuficiência respiratória, a nossa querida Teresinha Doval da Costa. Ela escreveu livros como, A VERDADE DE UM DESENCARNE, A LUTA DOS PREPOTENTES, e muitos outros ainda não publicados.

O velório do corpo começa hoje às 20h, na capela 12 do cemitério João XXIII. O enterro está marcada para amanhã (31/07/2012) às 10h.
O endereço do João XXIII é o segunte:
Avenida Natal, 60 - Medianeira
Porto Alegre - RS, 90880-110
Fone: 51 3217-5577 | Site: http://www.cejxxiii.com.br/Mapa no Google

Todos estão convidados a prestar esta última homenagem a esta fantástica pessoa, escritora, mãe, trabalhadora, amiga, escriba e uma das fundadoras da Nossa Casa.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Umbanda e influências religiosas indígenas, negras e brancas




"As normas de culto ditadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas servem como balizadores àqueles que estão em dúvida sobre se os terreiros que freqüentam são amparados ou não pela Divina Luz."


PERGUNTA: - Em vossas recentes mensagens e em vossos livros, verificamos a preponderância da umbanda como tema central Isso é um compromisso elucidativo vosso, anterior ao atual médium, ou influência dele, notadamente umbandista?

RAMATÍS: - Anteriormente, abordávamos a umbanda como "espiritualismo de terreiro".[1] No atual momento da coletividade terrícola, impõem-nos os compromissos assumidos com nossos Maiorais de que devemos elucidar a umbanda em sua significação cósmica superior, distinguindo-a das práticas mágicas populares que vicejam em vossa pátria, como contribuição ativa para a formação da consciência coletiva umbandista quando se aproxima seu centenário.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Aparelhos parasitas e magia negra – l parte




PERGUNTA: E os aparelhos parasitas que são colocados no sistema nervoso etérico, num processo de magia negra, causando doenças? No caso das doenças mentais, que tipo de aparelhos seriam colocados na "vítima", e em que corpo?

RAMATÍS: Nem todo aparelho parasita implantado nos corpos etéricos dos encarnados enfermiços, dementados, com alienação geral e outras sintomatologias graves faz parte dos processos de magia negra. No mais das vezes, são decorrência da mais pura tecnologia, que está em estágio mais avançado no Plano Astral e nas organizações trevosas que habitam a subcrosta terrestre do que entre os terrícolas encarnados. As comunidades do Umbral Inferior têm recursos tecnológicos, inclusive com centros de pesquisas, engenheiros, físicos, bioquímicos e os mais variados cientistas que o mal pode arregimentar.
Uma das técnicas obsessivas mais "refinadas", e que dificulta sobremaneira os atendimentos desobsessivos "tradicionais", nas quais "somente" a preleção evangélica como ferramenta de esclarecimento prepondera, é a implantação de aparelhos parasitas no sistema nervoso etérico dos obsediados. Essas pequenas engenhosidades tecnológicas podem ser colocadas no bulbo, no cerebelo, nos lobos frontais, na medula espinhal, entre outros locais físicos, relacionados com o psiquismo do ser.Geralmente têm dispositivo eletro-eletrônico com a finalidade de interferir nas sinapses nervosas. Disparam-nas os sentimentos negativos de vaidade, ódio, ciúme, concupiscência, causando verdadeiros curtos-circuitos nas redes sinápticas, dores de cabeça terríveis e os mais variados distúrbios psicobiológicos, quando desestabilizam os chacras e as glândulas correspondentes a esses centros energéticos, intensificando os quadros mórbidos pela interferência no metabolismo hormonal, daí advindo as doenças mais variadas.

Aparelhos parasitas e magia negra – ll parte




PERGUNTA: - Há comprometimento com a magia negra nas doenças mentais?

RAMATÍS: Pode haver comprometimento com a terrível magia negra em quase todas as doenças e enfermidades que afligem o homem hodierno.Inquestionavelmente, vários campos de baixíssima vibração, quando habilmente manipulados por magos negros experientes na movimentação das energias mais telúricas do planeta, contribuem para intensificar e criar modificações estruturais no complexo físico, etérico e astral, produzindo novos quadros doentios no organismo. Isso se consegue interferindo na freqüência vibracional do alvo visado, que, por imoralidade ou invigilância, tem várias janelas abertas para as imantações deletérias. Em especial, a casa mental se apresenta como um vasto território fértil para essas ações nefastas da magia negra, intensificando-se os transtornos anímicos auto-obsessivos, ocasionando tormentos psicológicos, desajustes existenciais, inseguranças pessoais e irritabilidades violentas, podendo transformar-se em desordens complexas; fobias, síndromes diversas, depressões, esquizofrenias e obsessões compulsivas.

Entre nesta corrente


Podemos dividir e sim fazer a diferença, basta começar!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Meu filho nasceu doente. Castigo ou oportunidade?


Em homenagem aos amigos Carmen e Amauri, pela maneira positiva e esclarecida com que lidaram com o desencarne de João Pedro.

Para alguns, filhos podem representar um enorme problema e obstáculo frente à essa vida moderna e corrida. Para muitos, é o sonho dourado, o complemento do casamento. Em diversas situações, a espera do nascimento de um bebê é coroada de expectativas e desejos. Cria-se uma atmosfera diferente, uma alegria que não existia, relações familiares estremecidas são relevadas, pessoas se aproximam, o clima de festa toma conta da família.

A grande maioria destas gestações irá transcorrer sem problemas até o final, veremos o reencarne de milhares de espíritos, que voltam a encontrar antigos companheiros de jornada, todos juntos novamente rumo ao árduo caminho da libertação espiritual, da superação de nós mesmos.

Uma minoria, porém, permanece com um gosto amargo na boca, um desapontamento profundo ao constatar que o recém-chegado dos planos espirituais possui um problema de saúde.
A pergunta feita pelos pais que fica no ar, solicitando resposta, é sempre a mesma: - Por quê? Como essa criança inocente, que não pediu pra nascer, pode apresentar uma doença tão grave?
A resposta, que nem sempre agrada, mas que esclarece é que na verdade nossos filhos não são seres angélicos que nascem ternamente pela primeira vez, sem máculas e sem manchas. E a maioria deles pediu, implorou pelo renascimento, enxergando nesse processo algo natural que nos permite a todos evoluir, crescer. Assim como nós, Pais, eles carregam a marca indelével dos acertos e dos erros no corpo espiritual.

Dr. Hernani Guimarães Andrade, em 1958 publicou um dos destaques de toda a sua obra: a Teoria do Modelo Organizador Biológico, falando da natureza do Espírito e do corpo bioenergético. Nessa teoria, ele brilhantemente explica que tudo que fazemos enquanto encarnados, produz alterações energéticas no nosso corpo espiritual. Essas modificações podem ser positivas ou negativas, dependendo da intenção dos nossos atos. Ao renascermos essas alterações negativas precisam ser drenadas para nosso corpo físico. Isso não necessariamente acontece ao renascer, pois podemos drenar essas energias durante nossa vida enquanto encarnados através do amor, da fé, da caridade, etc...

Porém em alguns casos, há a necessidade de verter para a carne energias deletérias ao corpo espiritual, inoculadas em nosso psicossoma por nós mesmos e pelos nossos pensamentos e atitudes inconsequentes. Nesse processo temos as crianças que nascem com doenças e em alguns casos essa doença é incompatível com a vida.
Qual o propósito disso? Porque então deixar reencarnar um espírito se ele não poderia usufruir de uma vida normal e isso traria tanto sofrimento para a família? Já não basta a agonia do dia a dia, as dificuldades financeiras, de trabalho, os relacionamentos desarmonizados?
É de João Evangelista a célebre declaração: "Deus é amor" – I Jo.4.8. Seria possível que esse Deus de amor permitisse que uma criança nascesse com um defeito congênito que incompatibilize a vida e outra criança, nascida no mesmo hospital, no mesmo dia, às vezes recebendo os cuidados do mesmo médico, viesse à vida de forma perfeita e sem problemas?
Para quem acredita em uma vida somente, que iniciamos e terminamos nossa caminhada em uma única existência, só existe uma saída, ou não acreditamos em Deus, ou ficamos muito desapontados com ele.
Porém, a lógica do universo, da natureza perfeita, da criação micro e macrocósmica que ainda foge ao nosso entendimento nos faz acreditar na superioridade divina, no Deus misericordioso, amoroso, no Pai.

Somente a reencarnação explica esses dilemas. Somente a evolução contínua esclarece isso, mostrando que a criança nascida com defeitos congênitos necessitava daquilo para a resolução de graves lesões no corpo espiritual, e a família precisava dessa provação, não para sofrimento ou castigo, mas para crescer na fé e no entendimento, na humildade e na união, buscando sentidos para a vida atual que não sejam as coisas materiais.

Por tudo daí graças, dizia o apóstolo Paulo. Por mais difícil que seja, sempre temos a escolha de sermos positivos, gratos e esperançosos de que tudo vem para o bem. Adotando essa conduta podemos deixar nossa existência mais leve e seguirmos em frente, entendendo que um dia tudo passará, toda dor, toda tristeza, tudo passará.

Paz e luz!

Fonte: Medicina Espiritual | Sérgio Vencio

terça-feira, 10 de julho de 2012

14/07/2012 - Seminário Depressão e Autoconhecimento - Como Extrair Preciosas Lições desta Dor


Quem é Wanderley Oliveira?

Wanderley Oliveira tem uma ampla atuação em treinamentos e seminários ao longo de mais de 30 anos de experiência com grupos. Sua atividade profissional com foco no desenvolvimento humano embasa todo o seu trabalho de comunicador eficaz e de bons resultados, melhorando a vida das pessoas.
Seus principais alvos de trabalho são: aprimoramento e descoberta de talentos, melhoria da convivência nos contextos de grupo e ampliação do conhecimento pessoal, motivando o impulso de crescer na busca da saúde e da paz.
Na área profissional atua como terapeuta holístico (CRT - 44016) com formação Master e Practitioner em PNL – Programação Neurolinguistica. Especializações em: terapia floral pelo Bach Centre da Inglaterra, Life Coaching para metas pessoais nos relacionamentos e na mudança comportamental, e diagnóstico energético com foco em alinhamento de chacras e defesa contra forças intrusas.
Como educador emocional é criador do modelo de tratamento complementar para depressão com base na reeducação dos sentimentos. Como conferencista já participou de eventos em todo o Brasil cumprindo uma extensa agenda de compromissos. Como escritor estará lançando seu primeiro livro autoral em maio de 2012 cujo título é “Depressão – como extrair lições preciosas dessa dor”, pela Editora Dufaux, de Belo Horizonte.


Já sabemos O QUE FAZER para sermos felizes. Mas COMO FAZER para transformar o que já sabemos na construção de nossa felicidade? Minha proposta educacional e terapêutica está focada em orientar "como fazer”, descobrindo os caminhos para a realização e desenvolvimento pessoal.
Wanderley Oliveira
"

terça-feira, 29 de maio de 2012

Mensagem 1 do Pai Thomas (12/05/2012)


Raios e trovões cairão sobre suas cabeças até que compreendam sua verdadeira missão, seu verdadeiro compromisso. Este deve ser levado com mais comprometimento e amor. A espiritualidade não é praga, não é carma é uma benção por Deus nosso Pai e Criador nos dada.

As pessoas por não entenderem, por não compreenderem se revoltam, se indignam com o desconhecido, com aquilo que aos seus olhos não tem “lógica”. Lógica? Para que sempre tentar explicar as coisas? Para que sempre buscar teorias e mais teorias quando tudo o que precisam é abrir o coração? Devem sentir e vibrar em toda essa energia que a vocês é dada e que a nós juntamente é concedida.

Aproveitai-mos irmãos esta oportunidade para que juntos, unidos na seara da espiritualidade possamos crescer, evoluir sempre vibrando na energia da paz, da luz e do amor. Acreditai que tudo o que acontece tem um motivo, uma causa de ser. Vocês já sabem disso, já ouviram tantas vezes isso, mas até quando, até quando deixarão o coração fechado para nós e para toda a espiritualidade que vos envolve?

O momento é de reflexão, o momento é para que cada um volte-se para si por alguns minutos e percebam afinal de contas o que buscam para suas vidas, o que verdadeiramente buscam para si.

Quando souberem tal resposta, quando conseguirem isto visualizar ai então o coração estará aberto para que em conjunto com cada um possamos caminhar juntos nesta estrada.

Não estamos a prometer-lhes um mar somente de coisas boas, não estamos a prometer-lhes o paraíso, estamos a convidai-vos a participar, a virem conosco caminhar juntos, unidos na estrada da vida.

Acreditai-vos que tudo tem a sua hora. Causa e efeito caminham sempre juntos, por isso irmãos plantai sempre o amor, a amizade, a paz, a sabedoria e o perdão. Isso é o fundamento, isso é o primeiro passo a ser dado para que então caminhemos na luz. Não estamos pedindo-lhes perfeição, estamos pedindo-lhes somente que se oportunizem a crescer, a evoluir nessa jornada chamada vida.

Luz, Paz, Amor e Sabedoria pelos caminhos onde trilhares, pelos caminhos de suas vidas.

Pai Thomas
Mensagem recebida em 12/05/12 por Paula Türck

Mensagem 2 do Pai Thomas (12/05/2012)



Pai Grandioso, nessa hora, esse momento pedimo-lhes que abra nossos caminhos, que abra nossos corações.

Que os pré-conceitos em nós colocados, em nós plantados aos poucos possam ser retirados e assim gradualmente nossas almas sejam curadas.

Para isso pedimos a cada um que se permita,
Que respire profundamente e mentalize tudo aquilo que quer mudar, tudo aquilo que em sua vida deseja transformar.

Nessa hora Pai misericordioso pedimos sua benção, sua proteção para que possamos então continuar “eretos” no caminho de nossas vidas.

Pedimo-lhes perdão por tudo aquilo que fizemos a nós mesmos e a terceiros,
Pedimo-lhes piedade e compaixão para que consigamos reconhecer nossos erros, defeitos e nossas atitudes corrigir.

Nessa hora, nesse momento Pai pedimo-lhes força, luz e proteção.

Abençoados sejam todos vós seres de luz que estão junto conosco nessa caminhada chamada vida.

Abençoada sejam todos vós que mesmo com nossas imperfeições aceitaram caminhar, evoluir conosco.

Abençoado sejam.

Luz sobre luz, paz, amor e harmonia.

Força para lutar e tudo superar.

Força sobre força e há todos muito AXÉ.

Pai Thomas.
Mensagem recebida por Paula Türck em 12/05/12

domingo, 26 de fevereiro de 2012

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Carnaval segundo Divaldo Franco

Neste relato, Divaldo Franco fala sobre o Carnaval, suas histórias, observações e conclusões.

Lembramos que este vídeo limita-se a informar e divulgar uma entrevista que mostra a opinião de "um" autor espírita.


Este vídeo foi postado no Youtube - canal Mundo Espírita  e reproduz o Programa Transição No.127, exibido em 6 de março de 2011.

(Para assistir este vídeo acesso o blog)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Nexo

Olhando daqui, percebo que pessoas e circunstâncias tiveram um propósito maior na minha vida do que muitas vezes eu soube, pude, aceitei, ler. Parece-me, agora, que cada uma, no seu próprio tempo, do seu próprio modo, veio somar para que eu chegasse até aqui, embora algumas vezes, no calor da emoção da vez, eu tenha me rendido à enganosa impressão de que veio subtrair. A vida tem uma sabedoria que nem sempre alcanço, mas que eu tenho aprendido a respeitar, cada vez com mais fé e liberdade.


O tempo, de vento em vento, desmanchou o penteado arrumadinho de várias certezas que eu tinha, e algumas vezes descabelou completamente a minha alma. Mesmo que isso tenha me assustado muito aqui e ali, no somatório de tudo, foi graça, alívio e abertura. A gente não precisa de certezas estáticas. A gente precisa é aprender a manha de saber se reinventar. De se tornar manhã novíssima depois de cada longa noite escura. De duvidar até acreditar com o coração isento das crenças alheias. A gente precisa é saber criar espaço, não importa o tamanho dos apertos. A gente precisa é de um olhar fresco, que não envelhece, apesar de tudo o que já viu. É de um amor que não enruga, apesar das memórias todas na pele da alma. A gente precisa é deixar de ser sobrevivente para, finalmente, viver. A gente precisa mesmo é aprender a ser feliz a partir do único lugar onde a felicidade pode começar, florir, esparramar seus ramos, compartilhar seus frutos.


Tudo o que eu vivi me trouxe até aqui e sou grata a tudo, invariavelmente. Curvo meu coração em reverência a todos os mestres, espalhados pelos meus caminhos todos, vestidos de tantos jeitos, algumas vezes disfarçados de dor.


Eu mudei muito nos últimos anos, mais até do que já consigo notar, mas ainda não passei a acreditar em acaso.


Ana Jácomo

Olhe para dentro

Se você está com olhos bem abertos, experimente fechá-los...
Agora abra-os somente para o lado de dentro.
Chegou a hora de visitar por uns instantes seu mundo interior.
Passeie calmamente aí por dentro de você,
detendo-se longamente às boas imagens que você tem guardadas.
Não há qualquer problema em visitar o seu arquivo,
ou o seu velho baú, desde que seja para buscar inspiração no passado, alimentar e dar força ao presente. Atenha-se ao que de mais precioso você viveu.
Alguém especial vem se formando e se moldando pelo tempo e pela história desse tempo.
Você é feliz pelo sonho de criança que você vem cultivando dia após dia, ano após ano.
Se quiser abrir os olhos, abra-os bem e procure revelar a criança que ainda brilha em você
Agradeça.
A vida continua.
Hoje vai ser mais um dia na construção da sua história.
As cenas do dia que começa também vão ficar marcadas, e você poderá visitá-las.
Hoje você escreve mais uma boa página nessa história.
Está no ar a criança que você sempre preservará dentro de si.
Coração aberto, sorriso pronto, abraço fácil, beijo sincero.
Na rua, no trabalho, em casa, todo mundo vai notar que está diante de alguém muito especial.

Carlos Drumond de Andrade

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

21/01 - Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa

O dia 21 de janeiro é comemorado como o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. A data foi oficializada pelo presidente Lula através da Lei nº 11.635 como um incentivo ao respeito e à liberdade religiosa. A data escolhida homenageia Gildásia dos Santos e Santos, popularmente conhecida como Mãe Gilda. A sacerdotisa do terreiro Axé Abassá de Ogum, em Salvador, morreu de enfarte, após ver a própria foto publicada no jornal de uma igreja evangélica, acompanhada de insultos.

Alguns estados estimulam o respeito à diversidade religiosa. Nas escolas estaduais do Tocantins, os professores recebem periodicamente orientações da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), para as aulas proporcionem aos alunos o conhecimento das mais diversas religiões, de forma não doutrinária e primando pelo respeito mútuo, prática ainda não padronizada em todos as escolas deste Brasil.

Este ano, para enriquecer ainda mais as aulas, a Seduc está preparando uma espécie de Guia de Aprendizagem sobre ensino religioso. O material será destinado, inicialmente e aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e num segundo momento para os estudantes do Ensino Fundamental. O novo recurso propõe um discurso inter-religioso na escola e aborda temas como paz, ética e tolerância, primando pelo ensino sem proselitismo religioso.

É muito louvável tais iniciativas mas em escolas particulares principalmente, ainda há pouca divulgação destes ideais de respeito e tolerância, ainda se prega muitas as idéia do "totalmente (inquestionável) certo  e o que deve ser evitado". Os pais devem ficar atentos a esta distorção o que pode gerar preconceitos e em conseqüência intolerância. A formação religiosa não deve criar rótulos simplistas, por isto os pais devem estar atentos.

Neste dia, em particular, devemos refletir sobre os ideais religiosos e sociológicos pois se alguns dizem que a nossa sociedade está doente, uma grande causa disto é sem dúvida a aceitação de tudo sem o devido questionamento religioso dentro do conceito comum de viver as diferenças de forma harmoniosa.

Então, neste sábado 21 de janeiro, converse com seus familiares e amigos sobre o por que este dia existe e como o motivo dele existir afeta nossas vidas e nosso futuro.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Artigo sobre o BBB – Luís Fernando Veríssimo

Antes de iniciar o artigo, devo esclarecer que esta é a opinião do Luís Fernando Veríssimo e que a replicação deste artigo neste espaço não tem o objetivo de convencer e nem constranger as pessoas.
Adriano 

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. [...] Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
[...] Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados. 

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia. 

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. 

Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns). 

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo. 

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!! 

Veja o que está por de tra$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão. 

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores). Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. 

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

Autor: Luís Fernando Veríssimo