Ads 468x60px

Labels

Sample text

Social Icons

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

21/01 - Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa

O dia 21 de janeiro é comemorado como o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. A data foi oficializada pelo presidente Lula através da Lei nº 11.635 como um incentivo ao respeito e à liberdade religiosa. A data escolhida homenageia Gildásia dos Santos e Santos, popularmente conhecida como Mãe Gilda. A sacerdotisa do terreiro Axé Abassá de Ogum, em Salvador, morreu de enfarte, após ver a própria foto publicada no jornal de uma igreja evangélica, acompanhada de insultos.

Alguns estados estimulam o respeito à diversidade religiosa. Nas escolas estaduais do Tocantins, os professores recebem periodicamente orientações da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), para as aulas proporcionem aos alunos o conhecimento das mais diversas religiões, de forma não doutrinária e primando pelo respeito mútuo, prática ainda não padronizada em todos as escolas deste Brasil.

Este ano, para enriquecer ainda mais as aulas, a Seduc está preparando uma espécie de Guia de Aprendizagem sobre ensino religioso. O material será destinado, inicialmente e aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e num segundo momento para os estudantes do Ensino Fundamental. O novo recurso propõe um discurso inter-religioso na escola e aborda temas como paz, ética e tolerância, primando pelo ensino sem proselitismo religioso.

É muito louvável tais iniciativas mas em escolas particulares principalmente, ainda há pouca divulgação destes ideais de respeito e tolerância, ainda se prega muitas as idéia do "totalmente (inquestionável) certo  e o que deve ser evitado". Os pais devem ficar atentos a esta distorção o que pode gerar preconceitos e em conseqüência intolerância. A formação religiosa não deve criar rótulos simplistas, por isto os pais devem estar atentos.

Neste dia, em particular, devemos refletir sobre os ideais religiosos e sociológicos pois se alguns dizem que a nossa sociedade está doente, uma grande causa disto é sem dúvida a aceitação de tudo sem o devido questionamento religioso dentro do conceito comum de viver as diferenças de forma harmoniosa.

Então, neste sábado 21 de janeiro, converse com seus familiares e amigos sobre o por que este dia existe e como o motivo dele existir afeta nossas vidas e nosso futuro.

0 comentários:

Postar um comentário