Ads 468x60px

Labels

Sample text

Social Icons

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Alpinista Social

Alpinista Social: É uma expressão usada para denominar pessoas que fazem de tudo para se infiltrar na altas rodas sociais e políticas, desfrutando de privilégios. É uma expressão utilizada, comumente, para classificar indivíduos que investem em relacionamentos com pessoas de maior poder aquisitivo, com o objetivo de chegar às classes sociais mais altas e gozar de privilégios e contatos comerciais. Um exemplo clássico é quem namora apenas pessoas com saldos bancários avantajados, procurando, com isso, obter vantagens, viagens, restaurantes caros e glamour.

Sonham em ser reconhecidos e merecer a atenção da imprensa a qualquer custo. Quem, realmente, merece ser reconhecido, pelo seu trabalho ou pelas obras que pratica, não quer, na maioria dos casos, exposição pública. Já os alpinistas são capazes de tudo para serem notados.

Os alpinistas - os atletas praticantes dessa modalidade esportiva - treinam durante muito tempo para dominar as técnicas do esporte e poder superar os obstáculos na subida de elevadas montanhas. Enquanto isso, os alpinistas sociais não medem esforços na sua escalada de vida. Sem qualquer princípio ético, recorrem a métodos desonestos para alcançar seus objetivos. Eles são facilmente identificados. Dissimulados, bajulam os que têm dinheiro ou status, gastam o que não têm com roupas para frequentar o "high society", fazem de tudo para se aproximar e ser fotografados ao lado de gente famosa. Enfim, são estrategistas, escolhendo aqueles que sirvam de trampolim na perspectiva de uma ascensão social.

Raramente se relacionam com pessoas de poder aquisitivo menor, e quando o fazem, escondem. Normalmente quando falam de alguém não dizem o que as pessoas são como pessoas, suas qualidades psico emocionais, dizem o que elas fazem na profissão, status, carreira, aquisições, onde moram, que carro possuem.

Espertos, conseguem convites (sem serem convidados) para as festas mais badaladas. Depois que se infiltram nas rodas sociais, fazem amizades com quem está em evidência. E na hora dos flashes, é claro, não perdem tempo de serem fotografados na companhia de socialites. É dessa forma que acabam conquistando o disputado espaço nas colunas sociais veiculadas nos jornais ou revistas de grande circulação. O que é uma glória, para eles.

Há quem veja esse comportamento sob outro prisma. Para essa corrente de pensamento, o alpinismo social é, em certas ocasiões, uma estratégia de sobrevivência. O interesse de muitas pessoas em participar de festas e em manter conversas com os poderosos não se limita a uma improdutiva busca de obter prazer, mas sim uma tentativa de se manter apto para o trabalho, se baseando na suposição de que os chefes constantemente olham de forma mais benevolente para aqueles a quem já conhecem socialmente.

Falsos valores e uma vaidade sem limite motivam, na maioria das vezes, esses indivíduos a se tornarem alpinistas sociais. O que é lamentável. O sucesso não pode ser visto como obra do acaso, mas sim como o resultado do esforço dirigido e inteligente. O sucesso é somente para aqueles que têm algo a mais, que fazem diferente do que a maioria faz. São essas pessoas que brilham em suas atividades que deveriam servir de fonte de inspiração.

Fonte: Caderno Gente/ DN

0 comentários:

Postar um comentário